quinta-feira, 1 de abril de 2010

MINERVA

João António de Carvalho chegou a Lourenço Marques com 18 anos, em Agosto de 1896. Na mercearia onde trabalhava com o primo que o acolheu, o jovem decidiu vender jornais e revistas da metrópole, como forma de aliviar saudades e nostalgias.

A sua fama de vendedor de jornais e revistas espalhou-se rapidamente e a 14 de Junho de 1908, inaugura a Minerva Central - Livraria e Papelaria na Rua Dom Luís, hoje Consiglieri Pedroso. 

A primeira edição da Minerva foi o Livro Código Commercial Telegraphico ´Ribeiro´ conhecido de sobejo por “Código Guedes”.
Passaram-se décadas e a firma teve uma evolução extraodinaria, passando a  ter um número maior de lojas em Maputo e na cidade da Beira. O prestígio da Minerva converteu-a num lugar por excelência de encontro de gentes das letras.  Passaram ali notáveis escritores e personalidades das várias facetas da vida pública daqueles tempos. 
A Minerva teve a particularidade de ter sempre na sua direcção ou gestão membros da família Carvalho, facto que até hoje prevalece. Grande parte das infra –estruturas preserva a sua anterior arquitectura, salvo alterações que foram feitas internamente para alargar os espaços, aumentar as lojas (com o inicio do sector informático). Muitas dessas alterações visavam prodecer pequenas alterações departamentais e não exigiram grandes obras.






Fotografias/Photos: Filipe Branquinho
Texto/Text: Tavares Belarmino

Sem comentários:

Enviar um comentário