segunda-feira, 12 de abril de 2010

FERROVIÁRIO

O Edifício sede do Clube Ferroviário, um dos vários exemplares de Arte Deco de Maputo,  data de 1944.

A história do clube está inevitavelmente ligada à empresa de caminhos de ferro, contudo a associação não nasce por iniciativa desta.

Junto do Matadouro (velho) havia uma cantina onde se jogava o chinquilho, e alí se reunia, nas horas vagas, o pessoal da Tracção que cultivava aquela modalidade de jogo. Perto havia o campo de futebol do Sporting Clube de Lourenço Marques (mais tarde campo de treinos do 1º de Maio) onde se disputava os campeonatos da Associação local. Um dia do mês de Setembro de 1924, à porta dessa mesma cantina, abria-se uma quota entre indivíduos para a compra de uma bola e respectiva bomba. E assim nasceu o Clube Ferroviário de Moçambique. O seu nome de parto era Clube Desportivo Ferroviário.

Da compra da bola nasceu a ideia de se fundar o clube. O teor da primeira acta rezava assim: 

"Aos 13 de Outubro de 1924, pelas 20 horas, reuniu-se na casa nº. 13 da Vila Mousinho, um grupo de ferroviários que deliberou fundar em Lourenço Marques uma associação desportiva, denominada «Clube Desportivo Ferroviário», destinada a exercer o desporto e a beneficiência".

O casamento do clube com os Caminhos de Ferro, enquanto que empresa, dá-se em 1931, quando a Administração Ferroviária " delega o clube para trabalhar na educação física dos seus funcionários ". O primeiro campo, iluminado exemplarmente por via da quotização dos sócios, foi erguido em 1944, à semelhança do que aconteceu nos anos 60 com Estádio da Machava (na altura Estádio Salazar).



Texto a partir de Marcelo Mosse in Xitimela
Fotografias/Photos: Filipe Branquinho

Sem comentários:

Enviar um comentário