quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

NGWENYA


Malangatana Valente Ngwenya, pintor Moçambicano, morreu com 74 anos e meio.

Malagatana tinha um andar arrastado lento, arredondado. Transportava o seu peso, as suas maleitas, todos os dias da sua vida sem grandes reclamações. Viajava muito e não reclamava. De Matalane para Maputo, de Maputo para Lisboa, de Lisboa para Maputo. Os seus pés inchados moviam-se pesados e firmes. Malangatana dançava marrabenta.
Malangatana tinha as órbitas salientes e um véu na menina dos olhos que denunciava descuidos de saúde. Pousava as vistas, antes fixava-as, num ponto sem se distrair de tudo em volta. E assim lia o que se passava.
Malangatana falava com voz grossa, profunda, enfumarada, escolhia o momento em que a sua boca se abria. E mordia.
Ngwenya quer dizer Crocodilo
Malangatana Valente Crocodilo morreu com 74 anos e meio. 


Nota: Não será difícil encontrar informações sobre Malangatana. Estão no documentário Ngwenya o Crocodilo de Isabel Noronha, aquiaquiaqui e em muitos outros sítios 

2 comentários:

  1. tive o privilegio de passar um fdsm em matalana e de testemunhar o escrito no post... isso e mais... a forma como o mestre lidava com os seus "espíritos" pela manhã, etc...

    uma perda... :-(

    R

    ResponderEliminar
  2. A recordação que mais gosto dele é de vê-lo sentado num banco á porta de casa e a coçar as costas na árvore como se fosse um Urso :) e a dizer adeus a cantar :)
    Drica

    ResponderEliminar