sábado, 6 de outubro de 2012

ESTRANGEIROS



Depois de muitos debates sobre migrações, legais e ilegais, fluxos de pessoas e trocas inerentes, resta ainda espaço para falar “dos de fora”. Porque a aldeia que se diz global continua a classificar dicotomicamente os seus habitantes: “os de dentro” e “os de fora”. Este estatuto, que parece exclusivamente geográfico, tem também um eixo temporal que retira a pátria aos “de dentro”, se estes permanecem muito tempo fora. Quando regressam, ou quando chegam, passam a ser olhados como “de fora”. São estrangeiros na terra natal.

Nedko Solakov
Estrangeiros será o tema para as OCUPAÇÕES TEMPORÁRIAS 20.12 a realizar em Maputo no mês em que todos os “de fora” parecem ocupar a cidade. Os turistas estrangeiros que chegam de avião ou nos cruzeiros, os moçambicanos do estrangeiro que voltam para as férias de família e praia, os estrangeiros que ali trabalham, e que ainda não saíram para as suas terras de origem.
Tomaremos as linhas de perspectiva, de trajecto e de trabalho de alguns destes estrangeiros, no caso seis artistas moçambicanos que estudaram e viveram ou ainda vivem fora do país. E faremos a teia para a exposição que se há-de tecer. 

1 comentário: