quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CASA


"Entre em casa. O lugar - entre paredes - está escuro. Sinta o ambiente e olhe bem. Aqui, o céu está no chão, as pessoas pairam no ar e a direita é a esquerda.
O convite é do estrangeiro casa lata, que se faz de convidado, na “morada”.





De onde vem, as casas são de chapa, madeira, e crescem em função da família. Lá, as pessoas não têm acesso à água, nem à luz. O chão, dizem, não é deles.

Dentro, visto bem as coisas neste mundo ao contrário, ilegalidade de ocupação, é direito à habitação."

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

FILMAGENS


Terra longe é uma expressão própria da emigração Cabo Verdiana, que revela a distância que sentem os emigrados no seu “exílio” ao mesmo tempo que expressa a construção de uma nova terra lá longe, onde se está.  “Terra Longe – Caminho di Mar é uma viagem ao território da comunidade senegalesa, que habita o coração do Mindelo sem ser conhecida pelos habitantes de S. Vicente. Porque vêm estes homens para uma terra tão pobre? O que encontram aqui? Como vivem? Eles estão no meio de nós.




O Mercado Estrela acolhe uma grande comunidade estrangeira, na cidade do Mindelo.
Nenass Almeida e Nuno Pina viajam pelo Senegal de S. Vicente.
Domingo à tarde, dia de filmagens, para as Ocupações de Cabo Verde

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

MINDELO


As "Ocupações Temporárias" decorrerão na cidade do Mindelo e são a primeira realização desta iniciativa fora do espaço onde inicialmente foram criadas.
A proposta feita aos artistas, em tudo idêntica à que foi formulada aos artistas de Maputo, é ocuparem o espaço público da cidade, refletindo sobre uma temática específica, sujeitando os seus objetos artísticos às condições do espaço ocupado, tornando-os alvo de uma visibilidade que vai para além dos habituais "consumidores" de exposições. Os espaços escolhidos não são os formal e tecnicamente utilizados habitualmente para exposições.
Estrangeiros é o tema proposto no Mindelo, tal como foi em Maputo em Dezembro de 2012. Quem são os estrangeiros, quais as fronteiras, tangíveis e imateriais, que delimitam a pertença, como nos distinguimos do outro, são algumas das linhas que irão ser abordadas pelos trabalhos a apresentar. Vídeo, instalação, pintura, cerâmica; em locais como o cais de embarque, um quarto de hotel ou a praça comercial, serão as "ocupações temporárias" do Mindelo.