sexta-feira, 20 de abril de 2012

MORA


Estação Imagem|Mora é o concurso anual de fotojornalismo que pela terceira vez se realiza, em Portugal.Este ano o 1º prémio da categoria Retratos foi atribuido ao Moçambicano Filipe Branquinho, com a série Ocupações que pode ser vista na integra aqui 




OCUPAÇÕES

"Moçambique tem uma área de 799,380 KM². Este território, está ocupado por homens e mulheres, crianças e velhos, nacionais e estrangeiros, católicos e muçulmanos, zions e ateus, doentes e sãos, famílias e órfãos, patrões e empregados, pedintes e doadores, justos e bandidos. 
Esta serie de 12 retratos é um mosaico que ilustra a ocupação territorial, social e imagética de um país. O espaço tomado pelo individuo, a sua presença na paisagem e no tecido social são a materialização da sua existência. De igual forma, o retrato materializa códigos e valores associados à sua imagem e ao seu desempenho. O trabalho ou o passatempo fazem pose no corpo do retratado e o que a lente fixa são todas as singularidades de um ofício encarnadas pelo melhor modelo: aquele se ocupa do seu exercício." 
Filipe Branquinho

quarta-feira, 18 de abril de 2012

BESPHOTO

Mauro Pinto venceu ontem a 8ª edição do Prémio BESPHOTO

A exposição dos quatro artistas finalistas estará em Lisboa, no CCB, até 27 de Maio e depois irá para a Pinacoteca em S. Paulo, com inauguração a 16 de Junho.


“Dá Licença” foi, entre Novembro de 2011 e Janeiro de 2012, a minha senha de entrada para a realização deste projecto fotográfico no Bairro da Mafalala, em Maputo.
O que desenho nesta proposta não é um mapa, não são somente as linhas limítrofes da cidade de cimento e da Mafalala, ou a topografia de tecido urbano com a especulação imobiliária que pulsa. O que trago para aqui é uma certidão de nascimento narrativa, pessoal e colectiva. É uma árvore genealógica descrita nestes móveis, nesta luz, nestas bugigangas, pertencentes a estes negros, mestiços, emigrantes, imigrados, resistentes.
“Dá licença” passa assim a ser uma interjeição afirmativa para iniciar um relato e afirmar uma existência.

Mauro Pinto

segunda-feira, 2 de abril de 2012

MAPUTO

Em Fevereiro de 2009 Oslo recebia a exposição "Maputo - A Tale of One City" que depois haveria de percorrer toda a Noruega.
Sobre os trabalhos e os artistas escrevia-se aqui

Depois de em Dezembro passado ter estado em Harare, a exposição chega agora ao Museu Nacional de Arte em Maputo, onde poderá ser vista até ao dia 3 de Junho, e conta com actividades paralelas levadas a cabo também pelas curadoras da exposição: Bisi Silva, Marianne Hultmann e Daniella van Dijk Wennberg