domingo, 31 de janeiro de 2010

CONTEMPORÂNEA


arte contemporânea é um período artístico que surgiu na segunda metade do século XX e se prolonga até aos dias de hoje.
Após a Segunda Guerra Mundial, sobrepõe-se aos costumes a necessidade da produção em massa. Quando surge um movimento na arte, esse movimento revela-se na pintura, na literatura, na moda, no cinema, e em tantas outras artes tão diferentes. Sendo a arte transcendente, para um determinado movimento surgir é muito provável que surja antes na sociedade.
A arte começa a incorporar ao seu repertorio questionamentos bem diferentes das rupturas propostas pelas Arte Moderna e as Vanguardas Modernistas.
Este período evivencia-se fulminantemente na década de 60, com o aviso de uma viagem ao espaço. As formas dos objecto tornam-se, quase subitamente, aerodinâmicas, alusivas ao espaço, com forte recorrência ao brilho do vinil. Na década de 70 a arte comtemporânea é um conceito a ter em conta. Surge, enfim a Op Art, baseada na «geometrização» da arte, Pop Art, (principais artistas: Andy Warhol e Roy Liechtenstein)baseada nos ícones da época, no mundo festivo dos setentas, uma arte comercial, que mais tarde se tornaria uma arte erudita.
A partir de meados das décadas de 60 e 70, notou-se que a arte produzida naquele período já não mais correspondia à Arte Moderna do início doséculo XX. A arte contemporânea entra em cena a partir dos anos 70, quando as importantes mudanças no mundo e na nossa relação de tempo e espaço transformam globalmente os seres humanos.
Entre os movimentos mais célebres estão a Op Art, a Pop Art, o Expressionismo Abstracto, a Arte conceptual, a Arte Povera, o Minimalismo, a Body Art, o Fotorrealismo, a Internet Art e a Street Art, a arte das ruas, baseada na cultura do grafiti e inspirada faccionalmente na geração hip-hop, tida muitas vezes como vandalismo.

MUSEU












Paiol de Malhazine
Desenho

Lourenço Pinto

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

ARTE

Arte (Latim Ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores.

CLUBE

























Gonçalo Mabunda

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

ROTA


subst f rota (ro-ta) ['ʀɔtɐ] rumo, caminho, direção, itinerário que se percorre para ir de um lugar a outro
seguir uma rota




domingo, 24 de janeiro de 2010

MAPUTO

Está aqui
              aqui
                    aqui
                          aqui
                                aqui
e aqui!

TEMPORÁRIO


tem.po.rá.rio adj (lat temporariu) 

1 Que dura certo tempo; temporal. 
2 Que não é definitivo; provisório, transitório. 
3 Pertencente ou relativo ao tempo.


sábado, 23 de janeiro de 2010

OCUPAÇÃO



subst f ocupação (ocupações [okupɐ'sõjʃ] pl[okupɐ'sɐ̃w]
1 actividade
ocupações diárias
2 acção de invadir um local
a ocupação de um território