terça-feira, 30 de agosto de 2011

domingo, 28 de agosto de 2011

OPUTAM


No cartaz do Scala uma proposta de ficção científica desenhada a caneta e marcador, que relata viagens e vivências entre o místico e o real, entre a magia e o racional, falando de política, sociedade, organização. Oputam é talvez o nome de uma cidade paralela, num universo em espelho, numa aproximação ao anomalístico.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

OCUPAÇÕES


Maputo não é Moçambique, mas é!
 É a capital, o centro das decisões, a plataforma do poder e do turismo, a meca onde todos querem viver ou pelo menos visitar.  
A Julius Nyerere não é Maputo, mas é! 
É  a avenida das embaixadas, do palácio dos casamentos, dos grandes hotéis, do Palácio do Presidente, da vista para a baía, da chegada e da saída.
Ocupações é uma mudança, uma inversão de papéis para sentir na pele. Sentir os que conhecemos, sentir a partir do ângulo em que nos conhecem. 
Ocupações é uma proposta própria de um arquitecto que rasga uma janela e desenha um observatório, escolhe mobiliário estilizado e luz adequada para a fruição do quotidiano. 

sábado, 20 de agosto de 2011

terça-feira, 16 de agosto de 2011

OCUPAR


© Maimuna Adam
v.t. Encher um espaço de lugar e de tempo.
Habitar.Tomar posse de.
Exercer: ocupar emprego.
Dar trabalho, empregar: ocupar os operários.
Fig. Dedicar, consagrar: ocupar com leitura suas horas de lazer.
Ser objeto do trabalho, da preocupação de alguém: seu trabalho o ocupa muito.
V.pr. Trabalhar em; dedicar seu tempo a.
Gastar o tempo com: ocupava-se com a vida alheia.


A partir de 11 de Setembro, em Maputo e no País

sábado, 13 de agosto de 2011

Ídio

Ídio Chichava esteve no Museu Nacional de Arte a dançar um solo, acompanhado por dois músicos e perante uma audiência muito interessada.
Pode ver-se algum do seu trabalho aqui e ler-se a sua entrevista aqui

"Falar de dança contemporânea africana é abrir espaço para uma discussão sem fim, porque o tema é vago, pois entendo que se existe o contemporâneo aficano, deve esxistir contemporâneo moçambicano"

domingo, 7 de agosto de 2011

SETEMBRO

A feira de arte de Joanesburgo mudou de datas. A 4ª edição será em Setembro de 23 a 25 e vai ter a novidade de um prémio. Pode ler-se mais aqui

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Kerryn

Keeryn Greenburg é a curadora de "Contested Terrains", a exposição da Tate Modern que mostra, até 16 de Outubro,  trabalhos de 4 artistas africanos, em colaboração com o Centre for Contemporary Art de Lagos - Nigéria

Tate Modern has formed a partnership with Guaranty Trust Bank from Nigeria which will enable the gallery to do an annual project for three years related to the continent. "It's also providing an acquisitions fund so that Tate will be able to start acquiring works by African artists for the collection," Greenberg said. 


 Pode ler-se aqui e ver-se mais aqui